Grãos Sustentáveis
O Paraná é o segundo maior produtor de grãos do Brasil com participação de 16,49 % da produção nacional, e uma produção de 41,1 milhões de toneladas na safra 2019/2020 (CONAB, 2020), com apenas 2,3% do território brasileiro.
Os principais grãos paranaense são soja, milho, feijão e trigo, com destaque para o cultivo da soja com 5,5 milhões de hectares na primeira safra e o milho com 2,3 milhões de hectares na segunda safra (SEAB/DERAL, 2020). Destaca-se a cultura da soja como o principal produto da agropecuária paranaense com Valor Bruto da Produção (VBP) de 22,3 bilhões de reais no ano de 2018.
O IDR-Paraná atua no Programa Grãos Sustentáveis com ações de extensão rural visando a sustentabilidade do sistema produtivo de grãos, através da geração de renda, adoção das boas práticas agrícolas e a oferta de alimentos seguros, preservando os recursos naturais e a qualidade produtiva dos solos.
Entre as principais estratégias de trabalho estão o manejo integrado de pragas (MIP) e manejo integrado de doenças (MID). Resultados de várias safras em unidades de referências apontam que é possível reduzir em 50% o número de aplicações de inseticidas e em 33% o número de aplicações de fungicidas, quando adotados respectivamente o MIP-Soja e MID-Soja, sem perda do potencial produtivo das lavouras, possibilitando maior rentabilidade econômica devido a redução do custo de produção e ganhos ambientais devido a menor quantidade de agrotóxicos no ambiente.
Destaca-se ainda as ações para a melhoria da qualidade do manejo do solo via a qualificação do sistema plantio direto, a melhoria da gestão financeira, o combate às derivas de agrotóxicos e seus impactos econômicos e ambientais e a redução das perdas na colheita.
O Projeto conta com importantes parcerias estaduais de trabalho, entre elas a Embrapa Soja, Senar-PR e UTFPR, auxiliando no processo qualificação, capacitação e transferência de tecnologias. Vários outros parceiros regionais tem contribuído com o programa.