Agricultores da Bacia do Miringuava conhecem alternativas práticas que contribuem para a preservação da água 27/06/2024 - 14:21

Com o objetivo de conscientizar os agricultores sobre a importância do tratamento de efluentes para a preservação da qualidade da água na região rural o IDR-Paraná (Insituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar Emater) organizou, nesta semana, uma visita ao Centro Ambiental Mananciais da Serra, mantido pela Sanepar, em Piraquara. Participaram da visita agricultores da Bacia do Miringuava - localizada em São José dos pinhais - e técnicos do IDR-Paraná e da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.

Foram apresentadas três opções de sistemas de tratamento aos agricultores que puderam observar de perto as etapas de tratamento, desde a captação inicial até a liberação final dos efluentes tratados. O que permitiu aos visitantes entender melhor os desafios e as soluções envolvidas no manejo responsável dos recursos hídricos.

Para o agricultor Marcelo Mickus a visita foi uma aula sobre a importância de adotar práticas sustentáveis em suas propriedades, especialmente sobre tratamento adequado dos resíduos líquidos. "Antes eu não sabia o quanto nossas ações na nossa propriedade podem afetar a água que bebemos e utilizamos na lavoura. Agora vejo que precisamos fazer nossa parte para proteger os mananciais e garantir água de qualidade para todos", afirma Marcelo.

Localizado estrategicamente na Serra do Mar Paranaense, o Centro Ambiental Mananciais da Serra desempenha um papel fundamental na proteção dos recursos hídricos, utilizando tecnologias avançadas para o tratamento de efluentes provenientes de áreas urbanas e rurais. A visita foi guiada pelo Técnico em Saneamento Rafael Gomes dos Santos, da empresa Bosque Águas Claras e por técnicos da Sanepar.

A Bacia do Miringuava é conhecida por sua rica produção agrícola, mas também enfrenta desafios significativos relacionados à poluição hídrica. De acordo com o engenheiro agrônomo do IDR-Paraná, Tiago Hachmann, a iniciativa do IDR-Paraná em promover visitas educativas como esta não apenas educa os agricultores locais, mas também fortalece a colaboração entre setores público e privado na busca por soluções sustentáveis. “Esta experiência nos mostrou que podemos fazer a diferença se agirmos de maneira consciente. Percebemos que os agricultores saíram da visita com interesse em implementar práticas mais sustentáveis em suas propriedades, como o tratamento adequado dos efluentes e o uso responsável dos recursos naturais. ", afirma Tiago.

“A visita ao Centro Ambiental Mananciais da Serra faz parte de um projeto maior que visa conscientizar os agricultores da Bacia do Miringuava sobre a importância do tratamento de efluentes. Espera-se que esses agricultores se tornem agentes ativos na preservação da qualidade da água, contribuindo para um futuro mais sustentável e resiliente para toda a comunidade”, concluiu Tiago.