Aplicação de calcário no solo melhora qualidade de vida dos agricultores 19/02/2025 - 14:50
Um grupo de 50 agricultores familiares do município de Luiziana foi contemplado com a distribuição de calcário dolomítico, um insumo importante para manter o solo produtivo e a agricultura mais sustentável. A ação faz parte do planejamento estratégico do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento do Paraná - Iapar-Emater), em parceria com a Prefeitura de Luiziana e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR).
Laura Helena Goulart da Silva, agrônoma do IDR-Paraná e responsável pela elaboração do projeto junto ao município, explicou a importância do uso do calcário. “O insumo tem papel fundamental para corrigir a acidez do solo, pois neutraliza íons de hidrogênio e alumínio, elevando o pH e melhorando a fertilidade da terra. O calcário fornece cálcio e magnésio, macronutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas”, afirmou a extensionista. Segundo Laura, a aplicação correta do calcário contribui diretamente para o aumento da produtividade das lavouras, refletindo em maior renda e qualidade de vida para os agricultores. “O uso do insumo garante melhores condições de produção e mais oportunidades para as famílias rurais de Luiziana”, observou Laura.
O solo na região de Luiziana é naturalmente ácido, o que exige a aplicação de calcário para viabilizar a agropecuária. “Com o uso do insumo e a adoção de boas práticas de manejo do solo, a produtividade pode aumentar em até 30%”, destacou Laura. Ela ressaltou que uma das práticas mais importantes é fazer a aplicação do insumo seguindo as informações da análise do solo e a recomendação de um profissional. Além disso, é necessário manter as curvas de nível na propriedade. “Muito produtor tem retirado as curvas para usar equipamentos maiores e isso causa a lixiviação, ou seja, o solo e os insumos são levados pela água das chuvas para os rios”, explicou a agrônoma. Laura acrescenta que além de manter essas estruturas na propriedade, é preciso fazer a rotação de culturas, usar plantas de cobertura, investir na formação de palhada para proteger o solo e na adubação fosfatada.
As propriedades beneficiadas pela distribuição de calcário em Luiziana têm entre 5 e 10 alqueires. Até fim de março o insumo deve ser aplicado no solo. As dez toneladas são suficientes para corrigir o solo de uma área entre 7 e 10 hectares. “Pode parecer pouco, mas ajuda bastante”, destacou Laura. Para os pecuaristas, o calcário é importante por tornar o pH do solo ideal para o desenvolvimento do pasto. “Com o aprofundamento das raízes as plantas podem buscar mais nutrientes no solo e o pasto consegue se manter por mais tempo, mesmo em período de estiagem”, informou Laura.
O calcário em Luiziana foi distribuído a agricultores que atuam em diversas atividades econômicas como pecuária leiteira, sericicultura, horticultura e produção de grãos (soja, milho, trigo e feijão). Os produtores beneficiados têm suas propriedades nas comunidades rurais de Valinhos, Ponte Branca, Serra Molhada, Água da Abelha e na sede do município. As 500 toneladas de calcário distribuídas em Luiziana foram adquiridas com recursos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (SEAB), no valor de R$ 100 mil e contrapartida do município de R$ 12.595. Além da compra, a prefeitura também fez o transporte e a entrega do insumo diretamente nas propriedades. O prefeito Edson Liss enfatizou a importância da união entre os órgãos públicos e produtores para o sucesso das políticas públicas voltadas ao setor agropecuário.