Campo Mourão discute caminhos da produção orgânica 03/09/2024 - 12:42

A produção, a certificação e a comercialização de produtos orgânicos serão debatidos nesta quarta (04), em Campo Mourão, durante a Terceira Feira Caminhos da Produção Orgânica. A feira é realizada pelo Ministério Público Estadual por meio do Gaema- (Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente Habitação e Urbanismo), IDR-Paraná, prefeitura e conta com o apoio do Sebrae e Sicredi.

A sustentabilidade ambiental, a produção de alimentos seguros, a certificação orgânica, o comércio tradicional e institucional para a merenda escolar são temas que estarao sendo debatidos nas conversas promovidas durante a feira. Representantes de faculdades, Senar, Adapar, Ceasa, agentes financeiros e produtores rurais também participam da feira.

As cooperativas da agricultura familiar da região também estarão presentes, comercializando diversos produtos. Os organizadores da feira esperam que a iniciativa colabore para fortalecer parcerias, bem como incentive o aumento da produção orgânica na região. A demanda por esse tipo de alimento deve aumentar, já que o governo do estado assumiu o compromisso junto ao Ministério Público de fornecer 100% de alimentos orgânicos para a merenda escolar até 2030.

Nesta terceira edição, a Feira pretende consolidar um plano de incremento da produção orgânica na região. Para tanto, a Unespar, UTFPR, Centro Integrado, Colégio Agrícola, Adapar, Ceasa, Embrapa, Senar-PR, Bratac, Sebrae, Sindicato Rural e outras instituições apresentarão seus projetos de apoio ao plano regional de produção orgânica.

Uma das barracas está destinada a rodada de negócios. Às 10 horas, uma palestra vai debater a produção e certificação com os especialistas Nilson Barnabé e Aarão Fabricio, do IDR-Paraná e programa Paraná Mais Orgânico. Às 14 horas, Elzo Nunes Alves da Ceasa/IDR-Paraná e Olavo Aparecido Luciano, da cooperativa Coaprocor de Corumbataí do Sul, discutem com os participantes da feira a comercialização e contêiner box da Ceasa.

Profissionais do IDR-Paraná estarão à disposição do público para prestar informações a respeito de novas tecnologias, produção, comercialização, programas e políticas públicas de apoio aos produtores rurais. São esperados grupos de alunos, professores, produtores rurais, estudantes, lideranças e público em geral de toda região. A feira é realizada na praça da Catredal, das 8h30 às 16h30.