Conselho Consultivo da Mesorregião Norte faz planejamento estratégico 28/03/2025 - 14:56
O alinhamento das prioridades de trabalho para o biênio 2025/2027 foi tema da primeira reunião ordinária do Conselho Consultivo da Mesorregional Norte, realizada nesta sexta-feira (28) na sede de pesquisas do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater), em Londrina.
Os conselhos integram a estrutura organizacional do IDR-Paraná e sua finalidade é envolver entidades parceiras na proposição, priorização e compatibilização de ações e direcionadas ao desenvolvimento do meio rural.
“Esse colegiado permite que outros segmentos de atuação no meio rural consigam trazer problemas, leituras e propostas para nossa região, é uma iniciativa muito feliz do IDR-Paraná”, afirmou a presidente do conselho, Inês Cristina de Batista Fonseca, professora do curso de Agronomia e também diretora do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Com abrangência em todo o Estado, os sete conselhos consultivos mesorregionais — Centro, Centro-Sul, Norte, Noroeste, Oeste, Sudoeste e Curitiba/Litoral — subsidiam as definições estratégicas de um colegiado ainda maior, o Conselho Consultivo Estadual, que orienta a atuação do IDR-Paraná.
Cada conselho mesorregional é composto por representantes de entidades com atuação no desenvolvimento rural em ações de pesquisa, assistência técnica, extensão, formulação e execução de políticas públicas, associativismo, crédito agrícola e mercado.
No caso da Mesorregional Norte, são integrantes a Agrovalley Ecossistema de Inovação; Amucafé (Associação das Mulheres do Café); Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro); Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí); Banco do Brasil; Cocari Cooperativa Agroindustrial; Embrapa Soja; Integrada Cooperativa Agroindustrial; Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento), núcleos regionais de Londrina e Apucarana; Sebrae; Senar; Sicredi; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carlópolis); Sociedade Rural do Paraná; UEL; Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná); e UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) de Cornélio Procópio.
ABRANGÊNCIA — A mesorregião Norte abrange cinco regiões administrativas do IDR-Paraná (Apucarana, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Londrina e Santo Antônio da Platina) e soma 96 municípios, nos quais predomina a produção familiar e estabelecimentos com área inferior a 50 hectares.