Expotécnica 2024 tem início com foco em inovação e presença de autoridades 11/07/2024 - 08:23

Teve início nesta quarta-feira, dia 10, a 29ª Expotécnica, em Sabáudia. Organizado pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater), o evento segue até sexta-feira (12) com previsão de receber 4 mil pessoas no Sítio São José, do casal Maria Cesarina e Cláudio D’Agostini. O tema desta edição é tecnologia a serviço da vida.

O evento começou com o Encontro da Mulher do Campo reunindo, aproximadamente, 250 mulheres da agricultura familiar. Na ocasião, foi abordada a garantia de direitos da agricultora familiar por meio da Nota Fiscal Eletrônica.

Na sequência, o auditório da Expotécnica foi o palco para a grande abertura da feira que contou com a presença de diversas autoridades do estado, entre elas a do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Natalino Avance de Souza, que destacou a importância do Dia de Campo, o maior em uma propriedade rural, para o público de agricultores familiares e a divulgação de inovação e alternativas para fomentar o setor.

“O tema deste ano - Tecnologia a serviço da vida - é uma disposição clara para pensarmos a agricultura do futuro. A agricultura do estado do Paraná é hoje uma das melhores do Brasil. Temos uma agricultura que gera resultados, mas ainda assim é possível trazermos mais inovação, pensar mais na qualidade do solo, no seu manejo, assim como é possível a gente pensar numa agricultura menos penosa, que ajude os agricultores a ter mais qualidade de vida no campo e fazer menos esforço. Com esse lema, a Expotécnica se reposiciona trazendo para a sociedade aquilo que é importante para continuarmos sendo uma agricultura competitiva, mas num estado que se propõe a ser cada vez mais sustentável. Vendemos hoje para mais de 100 países”, ressaltou o secretário.

O secretário também destacou a parceria com o município e a família que cedeu o espaço para o evento. Segundo ele, a Expotécnica nasceu de uma necessidade de inclusão tecnológica, ligada a uma visão empreendedora nos anos 1990, uma época em que predominavam na agricultura algumas práticas nocivas para o solo.

"Participei de todas as Expotécnicas até agora. Esse processo de expansão tecnológica foi liderado por alguns extensionistas e também pelo pioneirismo da família D'Agostini, de olho no plantio direto, na conservação do solo e da água, para difundir práticas importantes para a sustentabilidade da agricultura", afirmou o secretário. "Essas boas práticas são as condições para continuarmos a vender para o mundo".

José Mendonça, diretor da Federação dos Agricultores do Estado do Paraná (Faep) e presidente do Sindicato Patronal Rural de Arapongas, agradeceu o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR Paraná) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Paraná) que sempre apoiam eventos desta importância para o agricultor do estado.

Os visitantes da Expoténica também puderam apreciar a feira da agroindústria familiar da região que trazem seus produtos ao evento para comercialização, entre eles cafés, embutidos, geleias e diversas outras opções. Além disso, o evento traz diversos outros expositores que apresentam em 2024 o que há de mais moderno no mercado da agricultura.

Novidades -O gerente regional do IDR-Paraná Apucarana, Paulo Eduardo Sipoli Pereira, divulgou as novidades da 29ª edição da feira. “Uma delas é a volta do setor de horticultura com parceiros e expositores do ramo e também o setor de piscicultura que apresenta oportunidades de renda, alternativa de diversificação da propriedade com as oportunidades de mercado que o setor apresenta para os piscicultores e a Vila Tech, que é um setor específico dedicado à inovação tecnológica para a agropecuária”, entregou.