Gestores no IDR-Paraná passam por curso de aprimoramento em gestão 03/10/2024 - 14:31
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) vem investindo na capacitação dos seus gestores. Neste ano, teve início um curso realizado em parceria com a Escola de Gestão do Paraná, dirigido aos gerentes estaduais, gerentes regionais e coordenadores estaduais da instituição. A formação inclui vários aspectos do desempenho dos profissionais, com o objetivo de proporcionar uma gestão mais uniforme e compartilhada para a administração do IDR-Paraná.
O curso foi dividido em seis módulos: Cultura Organizacional; Gestão de Projetos; Liderança e Gestão de Equipe; Comunicação e Feed Back; Gestão de Processos; Negociação e Administração de Conflitos. Cada módulo foi projetado para fornecer aos participantes conhecimentos teóricos e práticos com aplicação imediata no ambiente de trabalho.
Em setembro os gestores das regiões de Curitiba, Ponta Grossa e Londrina discutiram o processo de gestão de processos. Este módulo abordou práticas e metodologias para a condução de projetos dentro do IDR-Paraná. De acordo com os organizadores do curso, a gestão de processos é uma competência vital para garantir que os objetivos institucionais sejam alcançados de maneira eficiente e dentro dos prazos estabelecidos. O módulo foi ministrado por Ricardo Pastro, engenheiro de produção da Tecpar. “Trouxemos metodologias simples para todos aplicarem e boas práticas que podem ser implementadas imediatamente no dia a dia dos gestores", afirmou Pastro.
Com a capacitação dos gestores, a diretoria do IDR-Paraná pretende contribuir para a melhoria na tomada de decisões, bem como para o aumento da eficiência operacional da instituição. O curso também ajuda a desenvolver e fortalecer lideranças, além de promover uma cultura de inovação e adaptação às novas demandas e desafios que se impõem. Esta foi a primeira vez que o IDR-Paraná ofereceu um curso a seus gestores com o apoio da Escola de Gestão do Paraná. Em outubro será realizado o módulo Comunicação e Feed Back em Ponta Grossa (dias 8 e 9) e de Negociação e Administração de Conflitos em Curitiba (dias 22 e 23). Em novembro será a vez de Londrina (dias 5 e 6) e Ponta Grossa (dias 12 e 13).
Em março de 2025 os participantes vão elaborar uma proposta de aplicação dos conhecimentos adquiridos e que podem ser implementados nos processos de gestão do IDR-Paraná. O trabalho será submetido a análise da diretoria do Instituto para que seja aprovado e executado.