Horticultura volta à Expotécnica em 2024 10/07/2024 - 08:47
Tema será apresentado por engenheiros agrônomos do IDR-Paraná com diferentes abordagens durante o evento
A 29º Expotécnica começa nesta quarta-feira, dia 10, em Sabáudia, no norte do Paraná, e um dos destaques da edição deste ano é a volta do Setor de Horticultura ao evento.
O tema será abordado nas estações 4 e 5 onde serão discutidos o Plantio Direto de Hortaliças - SPDH e a Produção de Mudas e Microrganismos eficientes em biofábricas on farm, respectivamente.
Os participantes poderão acompanhar as apresentações dentro do Circuito de Bioinsumos durante os três dias da Expotécnica nos períodos da manhã e da tarde.
A abordagem do sistema plantio direto de hortaliças na estação 4 – conhecido como SPDH, e a produção de mudas para esse sistema também apresentará na ocasião um equipamento de uso no manejo das plantas de cobertura em pequenas propriedades.
Segundo os engenheiros agrônomos do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater, os detalhes técnicos serão discutidos com os profissionais e pesquisadores presentes, incluindo a combinação de plantas para formar palhada utilizada na horticultura de ciclo rápido.
Esse manejo contribui para o controle de plantas daninhas, descompactação do solo e persistência da palhada, melhora a gestão da água, economiza energia e diesel, além de reduzir o uso de máquinas e a mão de obra no cultivo de hortaliças. O SPDH oferece diversos benefícios aos produtores, como a racionalização do uso da mão de obra, a redução de custos e o aumento da produtividade e qualidade da produção de hortaliças. Pesquisadores e extensionistas estarão disponíveis durante toda a manhã para discutir e apresentar alternativas e estratégias de uso desse sistema com os produtores.
A estação 5 apresentará o tema os micro-organismos eficientes produzidos em biofábricas on-farm. As apresentações contarão com a presença de profissionais, pesquisadores e extensionistas com conhecimento e experiência na produção desses micro-organismos eficientes, especialmente à base de lactobacilos, em pequenas propriedades e sistemas adequados a grande escala nas propriedades rurais.