IDR-Paraná destaca ações para fomentar agricultura orgânica no Norte do Estado 11/04/2025 - 08:36
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) se destacou no 4º Seminário de Agroecologia e Horticultura na Sucessão familiar, com uma palestra sobre agricultura orgânica. O evento faz parte da programação do Via Rural Smart Farm, espaço do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) na ExpoLondrina.
Renan Ribeiro Barzan, gerente regional de extensão rural do IDR-Paraná de Londrina comentou a importância de falar do tema. “Surgiu essa necessidade de a gente trazer essa temática da agroecologia, da produção orgânico da fruticultura e horticultura, e que cada ano que passa vem crescendo mais, despertando mais interesse, tanto dos produtores, como dos profissionais da área” afirmou.
Na palestra “Estratégias para o Desenvolvimento da Fruticultura e Olericultura Orgânica”, os extensionistas do IDR-Paraná da região de Santo Antônio da Platina, Maurício Castro Alves, Valdinei Garcia Fernandes, Paulo Sérgio Beraldo, Luiza Rocha Ribeiro e Marina Pinto Lima falaram das ações do instituto para promover a modalidade orgânica na agricultura familiar em diversos municípios do Norte do Paraná, principalmente as culturas de goiaba, maracujá, abacaxi e tomate.
Na palestra também foram destacados alguns pontos importantes para aumentar a produção orgânica como leis municipais de incentivo para a agricultura familiar orgânica, emendas parlamentares, além da disseminação de conhecimento aos produtores rurais com dias de campo e capacitações.
Os desafios enfrentados tanto pelos produtores quanto pelos extensionistas para implementação da modalidade, como dificuldade de inovação, abertura de novos mercados e o fortalecimento e profissionalização das organizações rurais também foram destacados.
Os técnicos também demonstraram alguns exemplos de produtores que adotaram a modalidade e aumentaram a renda e o valor agregado de seus produtos.
O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, acompanhou as palestras e destacou a importância da agricultura orgânica para o Estado. “O Paraná tem quase 4.400 produtores orgânicos certificados, o maior número do Brasil. E queremos aumentar esse número, incentivando os produtores para elevar ainda mais a qualidade dos produtos paranaenses, a renda dos nossos produtores, a saúde dos consumidores, e fortalecer o meio ambiente” afirmou.
A Mesorregião Norte do Estado é destaque na produção de hortifrúti. Em 2023 o Valor Bruto de Produção (VBP) de hortifruticultura na região foi de R$ 2,3 bilhões.
O evento também contou com a palestra “Turismo Rural Associado a Produção Sustentável de Morangos” dos produtores rurais Rosicleia Vieira Ferreira Navarro e Evandro Navarro, que começaram seu negócio de turismo rural de morango orgânico com a assistência do IDR-Paraná.
Por último, foi apresentada a palestra “Tomate Orgânico: Renda e Sucessão Familiar” onde a produtora Marilda Aparecida da Costa Faria falou da sua experiência com a produção de tomates orgânicos no negócio em família.
Foto: Alanis Moura Barbosa/Seab