IDR-Paraná e Parceiros mostram novidades na Vitrine de Agroecologia no Show Rural 27/01/2025 - 11:20

O público que visitar o espaço do IDR-Paraná durante o Show Rural Coopavel, de 10 a 14 de fevereiro, terá a oportunidade de conhecer a Vitrine Tecnológica de Agroecologia “Vilson Nilson Redel” – VITAL. Trata-se de uma unidade demonstrativa onde os extensionistas e pesquisadores mostram tecnologias voltadas à agricultura orgânica e agroecologia. São aproximadamente 4.400 m², dedicados exclusivamente ao tema, reproduzindo uma propriedade agroecológica sustentável, com foco em atividades de transição agroecológica. Neste ano todas as atividades da VITAL giram em torno do tema: “Construindo conhecimento agroecológico”.

Sustentabilidade

No espaço da Vitrine foi construído um canteiro em forma de mandala. Plantas nativas, condimentares, aromáticas, medicinais e Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) dispostas de maneira a facilitar a irrigação, permitindo que o sistema trabalhe de forma integrada. No centro da mandala há um pequeno lago onde são criados peixes que se alimentam dos resíduos das plantas e que podem se transformar em fonte de renda para o produtor.

São apresentadas várias alternativas de diversificação da produção na propriedade como o cultivo de grãos (soja, feijão, milho), girassol, grão de bico gergelim, mandioca e batata-doce. Um assunto que deve chamar a atenção do público são os SAFS (Sistemas Agroflorestais) que combinam a criação de meliponídeos (abelhas sem ferrão), plantas apícolas, espécies para a produção de madeira e frutíferas regionais. Na pecuária, o forte é a apresentação de novas plantas forrageiras e o uso de mandioca como alimento alternativo e de baixo custo.

O cultivo de hortaliças também ganha destaque na VITAL. Foram plantados em sistema de cultivo protegido (estufas) algumas hortaliças, entre as quais o tomate. Outra alternativa é o cultivo, a campo, de melancia e flores em SPDH (Sistema de Plantio Direto de Hortaliças). Com essa prática o produtor faz o revolvimento do solo apenas nos sulcos de plantio, diversifica as espécies com a rotação de culturas e a inclui plantas de cobertura para a produção de palhada. Neste sistema o solo tem cobertura permanentemente. O visitante poderá conhecer as plantas indicadas para a produção de palhada no SPDH como o guandu, o milheto e o sorgo.

Parcerias

Estão previstas ainda a apresentação de outras inovações como a instalação de um protótipo de galinheiro móvel, feito com linha de algodão em artesanato, tipo crochê; a criação de uma maquete viva no cultivo suspenso; apresentação de espécies comerciais de flores a campo e em vaso; turismo sustentável e preservação da saúde.

Todas as práticas apresentadas na VITAL resultam do esforço da pesquisa, extensão e fomento dos parceiros que integram o trabalho. O objetivo da Vitrine é promover o desenvolvimento da agroecologia, oferecendo alternativas de renda para os agricultores familiares. Todas as ações apresentadas na Vital têm como meta atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, agenda 2030- da ONU.

A organização do espaço conta com 16 parceiros envolvidos no planejamento e preparação, entre cooperativas, universidades, instituições públicas e privadas. As ações são coordenadas pelo convênio Vitorias (Vitrines Tecnológicas para Agroecologia e Sustentabilidade), instrumento tripartite que envolve a Fapeagro (Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio), Itaipu Binacional e o IDR-Paraná.

Esta iniciativa faz parte do Projeto VITORIAS (Vitrines Tecnológicas para Agroecologia e Sustentabilidade), resultado da parceria entre a ITAIPU Binacional, por meio do Programa Itaipu Mais que Energia e governo federal, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e a Fundação de Apoio ao Agronegócio (FAPEAGRO), com objetivo de difundir tecnologias para a agroecologia


Reportagem: Roberto Monteiro