IDR-Paraná entrega caprinos com genética superior 17/05/2021 - 16:11

A ação faz parte do Programa de Estruturação das Cadeias Produtivas de Ovinos e Caprinos do Governo do Estado.

Neste mês o Polo de Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater) de Pato Branco fez a entrega anual de 60 reprodutores caprinos, da raça Boer ou Anglonubiana, a produtores da região. O repasse dos animais foi feito de forma gradativa, em virtude das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

O Programa de Estruturação das Cadeias Produtivas de Ovinos e Caprinos, criado em 2006, implementa pesquisas na região Sudoeste do Paraná e atende a todo o estado. Desde que foi criado, o programa entregou dois mil animais para produtores e associações do Paraná. Segundo o pesquisador André da Silveira, estima-se que o repasse de machos durante esses quinze anos, contribuiu de forma significativa para a mudança da base genética do rebanho. Segundo ele, os animais comuns foram substituídos por caprinos especializados em produção de carne.

Os reprodutores distribuídos pelo programa são destinados a pequenos produtores com os devidos registros legais e que já possuem cabras, pois a iniciativa entrega caprinos machos. A contrapartida dos beneficiados é um valor simbólico de R$ 100 por animal. André da Silveira, pesquisador do IDR-Paraná, explicou que em cada município apenas um produtor está recebendo os animais. O pesquisador ainda acrescentou que o objetivo do programa é oferecer aos produtores animais com genética especializada. Antes da iniciativa, o rendimento de carcaça do rebanho regional dificilmente passava de 40%. O percentual analisa a quantidade de aproveitamento médio de carne de cada animal. Silveira destacou que a iniciativa representou uma melhora na produtividade local. Mas o pesquisador ressalta que a caprinocultura ainda enfrenta algumas dificuldades como a falta de uma articulação para um maior desenvolvimento do mercado local de produtos de origem caprina.

Além do repasse dos reprodutores, os pesquisadores de Pato Branco também desenvolveram estudos sobre a nutrição, sanidade e genética dos caprinos para que a caprinocultura se firmasse como uma atividade lucrativa. Os resultados das pesquisas estão disponíveis para os interessados em publicações, dissertações e teses.

Em 2016 o programa de Estruturação das Cadeias Produtivas de Ovinos e Caprinos recebeu o reconhecimento da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) como uma boa prática de manejo e desenvolvimento sustentável. Este trabalho é feito por meio de uma parceria entre a Seab e o IDR-Paraná. No próximo ano as ações do programa serão desencadeadas a partir do município de Mato Rico.

Reportagem: Roberto Monteiro