IDR-Paraná esclarece situação da Estação de Pesquisa em Agroecologia - CPRA 25/04/2025 - 10:12

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) publica carta aberta sobre a situação da Estação de Pesquisa em Agroecologia – CPRA e sobre as ações em agroecologia desenvolvidas pelo Instituto em todo o Estado. A carta deixa claro que os trabalhos de difusão na Estação, especificamente o projeto Casa da Agroecologia continuam normalmente, dentro do previsto no projeto original. “Desde a criação do IDR-Paraná, em 2019, a missão desta Estação passou a ser a pesquisa ampla em agroecologia, com foco na solução de problemas ou gargalos tecnológicos que impossibilitam um maior crescimento deste sistema de produção”, diz a carta.

Visando atender uma demanda regional de fortalecer a produção agroecológica, dois servidores da estação passaram da Diretoria de Pesquisa e Inovação para a diretoria de Extensão Rural a fim de reforçar a assistência técnica aos agricultores de orgânicos da região de Curitiba e Litoral. Este processo visa fortalecer, não só a ampliação de propriedades certificadas no Estado, mas também o atendimento à merenda escolar com produtos orgânicos. 

Ainda de acordo com a carta aberta existe uma deficiência de técnicos que tenham vivência prática na agroecologia e que possam estar juntos aos produtores em suas propriedades, tirando suas dúvidas in loco. “Esse conhecimento adquirido por esta equipe nos anos de trabalho no antigo CPRA poderá ser mais útil aos propósitos de expandir o número produtores e a oferta dos alimentos produzidos de forma agroecológica.”

Este processo de reestruturação inclui ainda a mudança da coordenação do Programa Paraná Mais Orgânico (PMO), atualmente sediado na Estação de Agroecologia, para a Gerência Regional da Extensão em Curitiba, alinhando, estrategicamente, suas ações às ações realizadas pela extensão, o que permitirá um avanço nos objetivos previstos.

A carta ainda especifica os projetos que estão em andamento na estação e que continuam em execução. Veja a carta completa e os detalhes destes projetos AQUI.