IDR-Paraná lança manual para os secretários municipais de agricultura 27/02/2025 - 16:17
Pensando em melhorar o atendimento prestado ao agricultor familiar paranaense o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) desenvolveu o Manual do Secretário de Agricultura. Idealizado pela equipe da Regional de Curitiba, o manual pretende orientar secretários municipais de Agricultura da Região Metropolitana de Curitiba sobre as principais políticas públicas estaduais disponíveis.
O lançamento do manual aconteceu durante o Encontro de Secretários Municipais da Agricultura da Região Metropolitana de Curitiba, nesta quinta-feira (27) na Ceasa (Central de Abastecimento Do Paraná).
O presidente do IDR-Paraná, Richard Golba, destacou a iniciativa como uma chance para melhorar ainda mais a agricultura do estado. “Com o tempo e muito esforço conseguimos mostrar que a agricultura é a engrenagem que move a maioria dos municípios do Paraná. Parabenizo a equipe idealizadora do manual pois vai ajudar o trabalho do secretário municipal, que está em contato direto com o agricultor. Ser secretário é um ato de doação e esse material serve de incentivo e vai facilitar o trabalho”, afirma Richard.
Richard ainda reforçou que esta iniciativa pode colaborar para a preservação do meio ambiente. “Criar uma agricultura sustentável, capaz de ser lucrativa e a ainda preservar o meio ambiente é uma das prioridades do IDR-Paraná. E a solução ambiental está nas pequenas propriedades rurais, no trabalho realizado pelo agricultor familiar”, concluiu.
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza participou do evento e ressaltou a necessidade de fortalecer a agricultura da região metropolitana de Curitiba. “O agro representa 70% de tudo que o estado exporta. O Paraná é o que é pela sua agricultura, pela sua capacidade de produzir. Mas se analisarmos a média de produção da região metropolitana estamos bem abaixo da média do estado. Como melhorar isso é o desafio dos secretários municipais. A Secretaria do Estado é parceira. Se tiver projeto bom o governo vai acolher. Projetos que gerem renda, que agreguem valor e que ajudem a manter a família no campo. Nós podemos fazer a diferença e este manual traz subsídios necessários para isso”, concluiu Natalino.
O manual traz um compilado de informações sobre a atuação dos órgãos que fazem parte do Sistema Estadual da Agricultura (Seagri), além de informações sobre as principais políticas públicas disponíveis ao pequeno produtor.
De acordo com a coordenadora da Regional de Curitiba do IDR-Paraná, Laís Adamuchio, o manual surgiu da necessidade de um alinhamento entre o estado e os municípios para que as políticas públicas fluam da melhor forma possível e cheguem até quem realmente precisa, que é o pequeno produtor. “Nossa intenção é aproximar o gestor municipal, que muitas vezes está assumindo a função pela primeira vez. O manual concentra informações de qual é o papel da Secretaria Estadual da Agricultura, do secretário municipal e vai ajudar nas melhores tomadas de decisão para que ele possa fazer um bom trabalho no município. Essa união facilita a solução de alguns gargalos da agricultura da nossa região”, afirma Laís.
Durante o evento também foi assinado um Termo de Intenção de parceria entre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba e o Sistema Seagri.