IDR-Paraná marca presença no Show Rural Coopavel de Inverno 23/08/2024 - 11:47

As novidades para o cultivo de trigo, triticale, aveia e plantas de cobertura são o tema do Show Rural Coopavel de Inverno que vai ser realizado de 27 a 29, no parque tecnológico da cooperativa, em Cascavel. O evento vai contar com a participação de 42 expositores, entre os quais o IDR-Paraná.

O Instituto vai apresentar cultivares de trigo, triticale, aveias graníferas e forrageiras para os produtores que visitarem o evento. Uma novidade desta edição é a apresentação do Show Rural Agroecológico que envolve vários parceiros, em especial a Itaipu Binacional e a Fapeagro. As três instituições desenvolveram o projeto Vitórias (Vitrines Tecnológicas de Orientação para a Agroecologia e Sustentabilidade) que estará representado no Show Rural Coopavel de Inverno. O projeto tem a duração de três anos e atua em diversas frentes. A Itaipu Binacional criou um horto de plantas medicinais. O IDR-Paraná atua nos seus polos de pesquisa nas regiões Oeste (Sta Tereza do Oeste), no Sudoeste (Pato Branco) e Noroeste (Paranavaí) com espaços didáticos para a apresentação de tecnologias de produção sustentável para os agricultores.

Neste ano o IDR-Paraná vai apresentar ao público a variedade de trigo IPR Batovi, e o triticale IPR Goitacá. Ainda serão divulgados dois materiais de material forrageiro. Um deles recomendado para o uso exclusivo como pré secado e um outro voltado ao pastejo. Algumas variedades de aveia já conhecidas como a IPR Suprema, a IPR Esmeralda, a Iapar 61 e a Cabocla também poderão ser conhecidas pelos visitantes. Na ocasião o Instituto também vai levar ao Show Rural Coopavel de Inverno uma variedade de Centeio. Os extensionistas e pesquisadores prestarão todos os esclarecimentos necessários, bem como vão demonstrar a resposta dessas forrageiras a diferentes manejos, com diferentes períodos de pastejo.

Outro tema de interesse para o produtor é o uso de plantas de cobertura. Os extensionistas e pesquisadores vão conversar com produtores a respeito da importância dessa prática para o sistema de produção. Hoje já se sabe que as plantas de cobertura dispõem matéria orgânica para o solo, contribuindo para a sua estruturação. A prática de usar essas variedades também aumenta a retenção de água no solo e contribui para aumentar sua porosidade. Além disso, a decomposição dessas plantas liberam nutrientes para o solo e lavouras. A intenção é orientar os visitantes a respeito da importância desse “mix” de plantas, além de prestar informações sobre qual a melhor combinação de variedades para o produtor. O Show Rural Coopavel de Inverno estará aberto, de 27 a 29, sempre a partir das 8h30, no Parque Tecnológico da Coopavel, km 577 da BR 277, em Cascavel.