IDR-Paraná participa do Agro Air show em Campo Mourão 30/07/2024 - 09:34
Quarenta expositores ligados à agricultura familiar a grandes empresas de comercialização de aeronaves, participaram da Segunda Feira de Aviação e Tecnologias Agrícolas-Agro Air Show, realizada no último fim de semana em Campo Mourão. O IDR-Paraná participou da organização e execução do evento, além de recepcionar e atender o público que visitou a feira. O principal foco do atendimento dos extensionistas foi o projeto grãos. Na oportunidade foram apresentados os resultados do MIP (Manejo Integrado de Pragas) e MID (Manejo Integrado de Doenças), além da Inspeção Periódica de Pulverizadores (IPP), trabalho desenvolvido em parceria com a empresa Agroflux. O Agro Air Show movimentou R$30 milhões em comercialização,
No hangar do aero clube foi montada uma sala de atendimento para mostrar ao público os projetos do IDR-Paraná. Os extensionistas apresentaram aos visitantes os programas e políticas públicas de estado que apoiam o agronegócio, principalmente o Trator Solidário, o Banco do Agricultor e o Renova Paraná.
Mais de 15.000 pessoas visitaram a feira, durante os três dias de evento. A feira não ficou restrita a produtos ligados à aviação agrícola. Diversos agricultores familiares tiveram a oportunidade de expor seus produtos e puderam comercializar polpas, doces, salgados, cebola, batata, banana, café e artesanato. A área gourmet ofereceu vários tipos de pratos, com carnes nobres.
Durante a feira houve várias apresentações de drones, máquinas, equipamentos, tecnologias e acrobacias aéreas, vôos panorâmicos. Além disso, a comercialização foi recorde, com a venda de quatro aeronaves, oito drones para pulverização agrícola, cinco tratores, dois pulverizadores auto-propelidos Power-jet. A feira também contribuiu com o programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), com arrecadação de aproximadamente 1.500 quilos de alimentos não perecíveis para doação.
O Agro Air Show foi uma promoção do Aeroclube de Campo Mourão. A organização teve o apoio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (SEIDEC) do município e contou com o patrocínio da Secretaria Estadual do Turismo (SETU), empresas privadas, associações e cooperativas.