IDR-Paraná realiza capacitação aos servidores - Saúde Bem Maior debate saúde mental, física e financeira 30/09/2024 - 10:25

O IDR-Paraná, em parceria com o Detran, Fusan (Fundação Sanepar) e a Secretaria de Esado da Saúde, com o apoio da Associação dos Servidores e Empregados Públicos do IDR-Paraná, realizou a atividade de capacitação “Saúde Bem Maior. A ação foi direcionada aos servidores do Instituto de diversas regiões do estado e foi desenvolvida entre os dias 28 de agosto e 27 de setembro. Os servidores tiveram a oportunidade de participar de palestras com temas diversos como direção defensiva e educação financeira. A saúde também ganhou destaque com profissionais da área que debateram a influência do estresse e do sedentarismo na manutenção da saúde.

Por orientação da Diretoria de Gestão Institucional, o evento foi organizado pela Gerência Estadual de Recursos Humanos, por meio do Serviço Especializado em Saúde e Segurança do Trabalho. A ação contou com o apoio de gerências e coordenadores das regiões envolvidas. As palestras foram realizadas em Londrina, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo, Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranaguá, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Guarapuava, Ivaiporã, União da Vitória, Santo Antonio da Platina, Apucarana, Irati, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Curitiba e Cornélio Procópio.

Na sede central do IDR-Paraná, em Curitiba, foram realizadas três turmas, nos dias 25,26 e 27 de setembro que reuniram os servidores lotados em Curitiba e Região Metropolitana. Na palestra sobre direção defensiva, ministrada pelo DETRAN, foram discutidas formas de o servidor se proteger no trânsito e também proteger a vida de terceiros. O tema é importante já que o Brasil está entre os países com os maiores índices de mortes no trânsito. As principais causas dessas tragédias incluem a embriaguez, o excesso de velocidade e o uso do celular ao volante. Os palestrantes ressaltaram que a paz no trânsito começa com a atitude de cada indivíduo, seja motorista, ciclista ou pedestre.

O crescente endividamento da população levou ao debate a respeito da Educação Financeira, ministrada por um economista da FUSAN que enfatizou três pilares fundamentais para se manter a saúde financeira. O primeiro deles é a Educação, seguida da manutenção de uma reserva e algum conhecimento para investir os recursos. “O planejamento financeiro deve ser feito desde o início. Não basta decidir, é preciso agir e executar”, afirmou Hélio de Almeida Machado. A saúde financeira proporciona qualidade de vida, assim como o desenvolvimento de uma cultura financeira consciente reflete nas próximas gerações da família.

A saúde mental passou a ser assunto recorrente, sobretudo depois da pandemia da Covid-19. Profissionais da Secretaria Estadual da Saúde, de universidades e de secretarias de Saúde de alguns municípios abordaram maneiras de melhorar a rotina com pequenas mudanças, tornando-a mais leve. Também foi ressaltada a importância dos exercícios físicos, essenciais para a saúde mental e que ajudam a combater o sedentarismo. Para tanto, em alguns locais, os servidores foram convidados a praticar exercícios físicos leves que podem fazer parte do seu dia a dia.

A Organização Mundial da Saúde define saúde mental como um estado de bem-estar no qual o indivíduo consegue reconhecer suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com sua comunidade. Esta capacidade de se manter bem pode ser comprometida por fatores como a submissão a chefias autoritárias, falta de comunicação, o aumento do ritmo do trabalho e a competição no ambiente de trabalho. Durante as atividades do “Saúde bem Maior”, os servidores do IDR-Paraná foram orientados a observar esses fatores e aprender a mitigar os seus efeitos na sua rotina.