IDR-Paraná realiza curso de Produção de Mudas Orgânicas 22/08/2024 - 15:44

A Estação de Pesquisa em Agroecologia (CPRA) do IDR-Paraná, em Pinhais, sediou na última terça-feira (20) o primeiro curso de Produção de Mudas Orgânicas. A iniciativa reuniu viveiristas da Região Metropolitana de Curitiba, técnicos do IDR-Paraná, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do programa Paraná Mais Orgânico. O evento, promovido pelo IDR-Paraná, teve como objetivo enfrentar os desafios em todas as etapas da produção de mudas orgânicas, desde a produção de sementes até a estruturação dos viveiros.

De acordo com Marcos Aparecido Gonçalves, chefe do Núcleo de Suporte à Produção Orgânica (Nusorg), a produção de mudas orgânicas envolve uma série de desafios técnicos e estruturais que precisam ser superados, entre os quais a tecnologia de obtenção e produção de sementes de algumas espécies. “O viveiro também precisa estar estruturado dentro de uma cadeia produtiva em que ele tenha condições de crédito, de logística e de atender toda a demanda dos produtores que viabilize este negócio”, explicou. Gonçalves ressaltou a importância de facilitar o acesso às informações a respeito da produção orgânica. “Buscamos criar um espaço de cursos, estabelecendo um canal de comunicação ao qual o interessado possa recorrer para ter mais informações”, destacou.

Para a produtora de orgânicos Anahí de Almeida Figueiredo, de Rio Branco do Sul, o curso serviu para aprimorar os conhecimentos sobre o plantio das mudas. Além de vender os produtos da horta para cerca de 20 famílias da cidade, Anahy é guardiã de sementes crioulas de várias espécies, entre as quais estão a alface e o brócolis. “A gente faz de um jeito rudimentar, com o canteiro na própria terra. Aqui serviu muito para a gente aprender como fazer uma muda de mais qualidade e garantia”, destacou. A agrônoma e viveirista Andrea Lefcovich reforçou que a formação serviu para inspirar novos testes na propriedade dela, em Mandirituba (PR). “A gente sempre está em busca de melhorar e as experiências em relação às medições, às quantidades, pH, condutividade, são as coisas mais importantes de a gente prestar atenção e analisar.”

Heryon Matheus, técnico agrícola no município de Tomazina, dedica-se a levar conhecimentos sobre a produção orgânica e biodinâmica aos produtores locais e destacou importância da iniciativa. “O curso de produção de mudas me trouxe clareza em dúvidas que ainda estavam pendentes e renovaram meu entusiasmo para acompanhar mais de perto os processos de estudo e atuação na produção de mudas orgânicas, ressaltando a importância dessa prática para o desenvolvimento ético e respeitoso à natureza e à legislação”, enfatizou.

Segundo Tiago Hachmann, do IDR-Paraná, o intuito do curso foi passar conhecimento de forma efetiva para os participantes. “Há uma lacuna de informações acerca da produção de mudas orgânicas. É necessário iniciar um processo de capacitação e troca de informações com os agricultores, para avançarmos na tecnologia de produção”, afirmou.

A metodologia do curso combinou teoria e prática, parte em sala de aula e outra a campo. Assim, os participantes puderam esclarecer suas principais dúvidas. Entre os temas abordados estavam a legislação para produção de mudas orgânicas; o ambiente de produção; os recipientes para as mudas; os tipos de substratos; o manejo hídrico e nutricional e o controle de pragas e doenças.