IDR-Paraná repassa caprinos a produtores familiares 17/08/2021 - 12:13

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater), Estação de Pesquisa de Pato Branco, fez no início deste mês a entrega de caprinos da raça Boer a criadores dos municípios de Santa Lúcia, que recebeu 21 matrizes, e Capitão Leônidas Marques (30 matrizes e um reprodutor).

O repasse desses animais é parte das atividades previstas no Programa de Apoio à Estruturação das Cadeias Produtivas de Caprinos e Ovinos do Paraná, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Presente na cerimônia, o prefeito de Capitão Leônidas Marques, Maxwell Scapini, agradeceu os técnicos do IDR-Paraná e até ajudou a fazer o primeiro manejo sanitário dos animais destinados ao seu município. Ele estava acompanhado do secretário municipal de agricultura, o zootecnista Fabiano de Holanda Guerra. Igualmente acompanhado de sua equipe técnica, o prefeito de Santa Lúcia, Renato Tonidandel, destacou a qualidade dos animais entregues.

Programa
Com o objetivo de melhorar os rebanhos, a distribuição de reprodutores, matrizes e exemplares de alto padrão genético é um dos principais objetivos do programa, que também prevê a organização dos produtores; capacitação dos elos da cadeia produtiva; fomento da produção e do consumo; comercialização e marketing das carnes, além da adequação do parque industrial de abate e transformação da produção.

Desde que o programa teve início, em 2006, a Estação de Pesquisa do IDR-Paraná em Pato Branco já entregou cerca de dois mil animais de alto padrão genético. O repasse é feito diretamente a criadores cadastrados e treinados e, também, para colégios agrícolas, prefeituras, associações de produtores e Casas Familiares Rurais.

O Programa de Apoio à Estruturação das Cadeias Produtivas de Ovinos e Caprinos do Paraná é uma iniciativa da Seab, com as vinculadas IDR-Paraná e Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Presença
Participaram da solenidade autoridades, técnicos e líderes vinculados à agropecuária da região.

Reportagem: Edmilson Liberal