No Show Rural, IDR-Paraná vai orientar sobre aplicação de dejetos de criação nas lavouras 06/02/2025 - 13:44

IDR-Paraná discute no Show Rural os benefícios e riscos de adubar lavouras com resíduos da criação de animais

A aplicação de dejetos da criação de aves, suínos e bovinos nas lavouras pode reduzir custos, aumentar o retorno econômico e ainda melhorar o solo na propriedade. Essa é a mensagem que o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) divulga em sua vitrine de tecnologias para manejo do solo e água no Show Rural, em Cascavel (Oeste do Estado).

Há anos, pesquisadores do IDR-Paraná desenvolvem estudos para aprimorar o tratamento desses materiais e definir margens seguras para sua aplicação agrícola, pois se trata de um material rico em nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio.

“Bem utilizados, reduzem a necessidade de adubos químicos, aumentam a produtividade das lavouras e promovem melhorias no solo, principalmente pelo incremento da matéria orgânica e da atividade biológica,” explica a pesquisadora Graziela Barbosa.

Como se sabe, esses resíduos têm alto potencial de poluição do solo e de cursos de água e podem causar impactos ambientais se descartados incorretamente. Por outro lado, podem comprometer as lavouras quando utilizados sem critério. “É preciso entender como usar, o produtor não deve simplesmente descartar o dejeto, tem que aplicar a dose correta”, ensina a pesquisadora.

Na vitrine que o IDR-Paraná montou no Show Rural, o visitante poderá comparar o desempenho da soja submetida a quatro tipos de adubação: fertilizante químico, cama de aviário e dejeto líquido resultante da criação de suínos e de bovinos.

“Vamos ensinar os produtores a avaliar o teor de nutrientes dos dejetos, calcular seu potencial de substituição aos fertilizantes químicos e analisar a viabilidade econômica dessa prática”, finaliza Graziela Barbosa.