Pavilhão da agricultura familiar bate recorde de vendas no última edição do Show Rural Coopavel 27/03/2025 - 13:45

As feiras da Agroindústria Familiar Rural e do Artesanato, organizadas pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) durante o Show Rural Coopavel movimentaram mais de um R$ 1 milhão em vendas na última edição, que aconteceu de 10 a 14 de fevereiro. O resultado foi 23% maior que na edição de 2024. As feiras tem a intenção de promover a comercialização e divulgação de produtos da agricultura familiar do estado.

Os dados foram divulgados na última semana, durante reunião com o coordenador geral do evento, Rogério Rizzardi, e a gerente Adriana Gomes. “Estamos muito felizes com essa informação, porque mostra que o Show Rural é um evento de todos e para todos. A agricultura familiar é importantíssima para o Paraná e para o Brasil. Ficamos animados em contar com parcerias que, de forma tão contundente, acentuam essa relevância", afirmou Rizzardi, lembrando que, atualmente, 74% das propriedades rurais do Estado são de pequenos produtores.

Barracão da Agroindústria - O IDR-Paraná já participa do Show Rural há 37 anos e reuniu, no barracão de agroindústria de 2025, 41 agroindústrias familiares de várias cidades, além de duas associações e duas cooperativas, totalizando 45 expositores. O crescimento da Feira da Agroindústria Familiar também fica evidente no aumento do número de interessados em expor seus produtos. De 2024 para 2025, as inscrições passaram de 53 para 61.

O espaço acentua sua importância também pela diversidade de produtos oferecidos, com pequenos produtores cada vez mais especializados em itens de alto valor agregado, inovação, qualidade e segurança alimentar. Os dados apontam que 20% dos expositores comercializaram panificados, massas e biscoitos; 13% bebidas como sucos, vinhos, espumantes, cachaças e licores; 13% derivados de leite, com destaque para queijos finos e coloniais; 11% doces, geleias e doces cristalizados e 11% embutidos e defumados. Além disso, cafés, derivados de cana, mel, chás desidratados, chips de vegetais, conservas, molhos e antepastos também foram apresentados.

Feira do Artesanato - Paralelamente à da Agroindústria, a Feira do Artesanato reforçou o sucesso do evento, reunindo 23 entidades entre grupos, associações e cooperativas, além de sete artesãos individuais de 25 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. A finalidade foi fomentar o trabalho de artesãos rurais, incluindo aqueles vinculados a projetos sociais municipais. Com um portfólio diversificado de produtos, como peças em madeira, palha, bordados, crochês e pinturas, a feira atraiu um grande público e registrou um crescimento de 11% no volume de vendas em relação ao ano anterior.

Regularização - De acordo com a coordenadora estadual do Programa de Agroindústria do IDR-Paraná, Karolline Silva, o Instituto desempenha papel indispensável na regularização dos empreendimentos e na inserção desses produtores no mercado. “As férias do Show Rural permitem a comercialização direta, impulsionam a economia local, geram renda para as famílias e promovem a valorização da cultura regional”, afirma Karolline. A coordenadora ainda ressalta que há um projeto em andamento que prevê a ampliação do espaço para o próximo ano.