Produtores de hortaliças participam de excursão em busca de novas tecnologias 25/06/2024 - 09:42

Um grupo de 44 produtores de Campo Largo participou de uma excursão, organizada pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), para a 29ª Hortitec (Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas), em Holambra, São Paulo. O objetivo da excursão é apresentar, os agricultores, novas tecnologias voltadas à olericultura e floricultura.

Os participantes da viagem são produtores que já trabalham com o cultivo de olerícolas e devem conhecer também novos materiais genéticos das culturas de tomate, cenoura, batata e outras.

O produtor de hortaliças Osvaldo Kmiecik participou da excursão e voltou animado para experimentar no campo tudo que aprendeu. “Nesta viagem conseguimos aprender, na prática, sobre o desenvolvimento de diversas cultivares de hortaliças. Isso ajuda muito no nosso dia a dia para sabermos o que melhor se adapta na nossa propriedade e como podemos aproveitar melhor o espaço. Voltamos cheio de ideias novas. Essa viagem foi um show de conhecimento”, afirma Osvaldo

De acordo com o Extensionista do IDR-Paraná de Campo Largo, Vanderlei Perez, que ajudou na organização da excursão, o objetivo da visita foi oferecer oportunidades para que os agricultores da região possam se manter atualizados às novas técnicas e tecnologias agrícolas. “Os agricultores tiveram contato com as principais novidades em produtos, serviços, ferramentas, maquinários, equipamentos e novas tecnologias no cultivo hortaliças e frutas. São novidades que ajudam a aumentar a produtividade, a lucratividade e evitar perdas na propriedade”, concluiu Vanderlei.

Além da visita a maior feira da América Latina os agricultores também conheceram duas estações de pesquisa - com foco na cultura de Bulbos e Raízes - e a linha de produtos para indústrias, como pimentas e pepinos para conserva.

A excursão é fruto de uma parceria do IDR-Paraná com o sistema Faep/Senar - PR e Sindicato Rural de Campo Largo

A feira - A Hortitec é o maior encontro de horticultura de América Latina. Durante a feira foram apresentadas novas tecnologias para aumentar a produção nas diversas áreas da cadeia produtiva de hortifrutis, como sementes, mudas, bioinsumos, fertilizantes, defensivos, embalagens, ferramentas, estufas e maquinários em geral. Cerca de 500 empresas expositoras, nacionais e do exterior, participaram da feira.

A tecnologia foi o foco da edição deste ano da Hortitec, com destaque para os avanços na área de biotecnologia e das questões de energias renováveis. Além disso, nota-se uma preocupação de todos os elos envolvidos na cadeia produtiva em evitar desperdícios e oferecer alimentos saudáveis ao mercado.  Além dos produtores, participam da viagem, também, um grupo de sete extensionistas do IDR-Paraná e representantes da Ceasa-Paraná.