Seagri reúne chefias para organizar trabalhos em conjunto e entregar mais resultados positivos ao Estado 03/04/2025 - 08:53

O Sistema de Agricultura do Paraná (Seagri) reuniu nesta quarta-feira (02) os chefes regionais da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) e da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), além de representantes da Ceasa e dos departamentos e diretorias das instituições. Eles foram recepcionados pelo recém-empossado secretário Márcio Nunes, com o objetivo de reforçar a união em favor da agropecuária paranaense.

"A nossa preocupação é com o resultado que nós vamos entregar ao povo", disse Nunes. Ele salientou a interação da equipe para conquistar os bons resultados em favor da população.  "Tenho certeza de que vamos viver um momento extraordinário aqui no Paraná e nem poderia ser diferente porque temos uma equipe maravilhosa, que são os servidores que têm experiência, que conhecem, e com a possibilidade de vir gente nova para podermos oxigenar.”

Um dos assuntos mais discutidos durante o encontro foram as melhorias possíveis nas estradas rurais do Estado, com garantia de boa trafegabilidade integrada aos sistemas de conservação de solo. "É um dos componentes mais importantes da secretaria", salientou o presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza. O objetivo é tornar mais ágil o processo de investimento de R$ 2 bilhões em trechos mais relevantes anunciados pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior em evento realizado em fevereiro em Foz do Iguaçu. Os projetos que visam prover os campos paranaenses de mais água, com sustentabilidade hídrica, consumo consciente e garantia de produção e renda em períodos mais críticos, também foram tema das conversas.

“É importante esse entusiasmo apresentado pelo secretário, as novas ambições para melhorar cada vez mais o Estado”, acentuou o presidente da Ceasa Paraná, Éder Bublitz. “Também é importante esta união, porque todos fazemos parte de um mesmo sistema e é dessa forma que precisamos trabalhar”.

O diretor de Defesa Sanitária da Adapar, Renato Rezende Young Blood, que representou o presidente Otamir Cesar Martins, reforçou a união dos servidores de todas as instituições que formam o Seagri. “Nós estamos aqui para proteger a agropecuária paranaense e isso somente será feito se for de forma conjunta”, afirmou.

Para reforçar ainda mais a união entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e suas três vinculadas, as direções das quatro instituições passarão a trabalhar juntas no prédio que hoje é ocupado pelo IDR-Paraná, em Curitiba.

Foto: Evandro Fadel/Seab