Seminário discute a legalização da produção de queijos na região Centro-Sul do estado 14/04/2025 - 09:36

Cerca de 80 produtores de queijos, representantes de secretarias municipais de agricultura, dos serviços de inspeção municipal, vigilâncias sanitárias e técnicos do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater) participaram do seminário "Queijos da Região Centro-Sul do Paraná: Legalização e Novas Possibilidades", na última semana, em Imbituva. O evento foi promovido pelo IDR-Paraná e Secretaria Municipal da Agricultura de Imbituva e promoveu a discussão de estratégias para incentivar a regularização das agroindústrias que produzem queijo na região.

Durante o seminário, o extensionista Alfredo Alemão, engenheiro agrônomo do IDR-Paraná, apresentou uma retrospectiva do trabalho realizado com as agroindústrias da região Norte Pioneiro do Paraná para regularizar empreendimentos familiares. Ele explicou que o trabalho envolveu representantes de diversos segmentos da sociedade. Karoline Marques da Silva, coordenadora estadual de Agroindústria do IDR-Paraná, destacou a ação que vem sendo desenvolvida com as agroindústrias familiares. Segundo ela, graças a esse trabalho, o Paraná está construindo a reputação de seus queijos. Para isso, o Instituto promove a capacitação de produtores e técnicos, além de  realizar concursos que valorizam a produção paranaense de queijos. Na opinião de Fabíola de Levrero e Borba, engenheira de alimentos do IDR–Paraná, os concursos, entre os quais o Prêmio Queijos do Paraná, valorizam e mostram ao público a diversidade e qualidade dos produtos lácteos, queijos e toda a sua cadeia produtiva no Estado. “Esses concursos também permitem a profissionalização dos produtores”, ressaltou Fabíola.

O município de Araucária apresentou o programa Agroindústria Queijaria Legal que tem se apresentado como um modelo de sucesso para a legalização dos empreendimentos. Segundo a médica veterinária Renata Kubaski de Araújo,  o programa está incentivando a produção de queijos no município. Na ocasião, a produtora Janete do Rocio Fila afirmou que a produção de queijos transformou sua vida, gerando renda, bem-estar e amizades.

Durante o seminário foram organizados grupos de trabalho que discutiram propostas para avançar na regularização e melhoria das queijarias. Outro objetivo direto dos debates foi propor ações para aumentar a segurança alimentar dos queijos produzidos na região. Segundo os organizadores do evento, a colaboração de diversos setores da sociedade e a troca de experiências são fundamentais para o fortalecimento da produção de queijos na região Centro-Sul do Paraná. O que se deseja agora é que as propostas discutidas sejam implementadas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da agroindústria queijeira local.

O seminário contou com a participação do coordenador regional de projetos do IDR-Paraná, Maurício de Barros; da secretária de Agricultura de Imbituva, Cristiane Tabarro Borgo; do presidente da câmara de vereadores de Imbituva, Anderson Neiverth, da chefe de núcleo regional da SEAB de Irati, Adriana Baumel e Elizandra Petriu Gasparelo, gerente da CRESOL, uma das  patrocinadoras do evento.