Sericicultoras paranaenses já podem se inscrever para Concurso que levará à França 23/07/2024 - 14:58

O governo estadual iniciou nesta terça-feira (23) a pré-inscrição para o Concurso Seda Paraná, que vai premiar as melhores mulheres produtoras de fio de seda do Paraná. O início das inscrições foi anunciado  durante o 40.° Encontro Estadual de Sericicultura, que reuniu aproximadamente 1,5 mil pessoas, em Nova Esperança, na região Noroeste do Paraná,  principal produtor de casulos de seda no Estado.

No evento, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza disse que o Governo do Estado está comprometido com o fortalecimento do setor e propôs um pacto de esperança para que a sericicultura volte a ter a importância do passado.

Ainda que o Paraná permaneça o principal brasileiro, houve uma redução desde a década de 70/80. O Estado chegou a ter 6 mil produtores e hoje tem cerca de 1,3 mil. Também foi responsável por 20 mil hectares de amoreiras reduzidos hoje para 3,3 mil hectares. "Vamos avançar, pois a seda é patrimônio do Estado do Paraná, vamos fazer deste encontro um marco de recuperação", afirmou. "Precisamos que os produtores de seda queiram, nós da secretaria e do governo do Estado, queremos ajudar a continuar sendo referência".

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), Richard Golba disse que o órgão tem na cadeia da sericicultura um de seus principais focos de atenção. "Estamos comprometidos com entidades do setor, instituições de ensino da região e produtores para promover o aumento das tecnologias e implementar políticas agrícolas que aumentem a produtividade e a rentabilidade", disse.

DEFESA AGROPECUÁRIA – Mesmo com indicadores positivos, a cadeia da seda no Paraná enfrenta desafios como a deriva de agrotóxicos. O governo estadual tem atuado para mitigar o problema. "É um tema sensível, mas que precisa ser vencido com a ajuda da ciência, da academia, e com diálogo, algo que é a marca deste governo", acentuou o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

A deriva acontece quando há desvio das gotas do produto durante a aplicação, fazendo com que, pela força do vento, se espalhem para além do alvo. Nesse sentido, a sericicultura está entre as culturas mais sensíveis, em razão da coexistência no mesmo ambiente de lavouras como cana-de-açúcar, soja e milho.

PRÊMIO - As duas sericultoras que tiverem a maior produção e a melhor qualidade ganharão uma viagem para Lyon, na França, para participar do Festival da Seda. Cada vencedor poderá levar um acompanhante.

Haverá uma comissão responsável por julgar a produção e apontar as vencedoras. As pré-inscrições podem ser feitas nos municípios onde têm entrepostos que recebem casulos. A efetivação das inscrições deverá ser feita nas unidades locais do IDR-Paraná entre 2 e 30 de setembro. O desempenho das sericicultoras será avaliado entre 1.° de setembro de 2024 e 30 de maio de 2025. A cerimônia de premiação será em agosto de 2025. A viagem acontecerá em novembro de 2025. A expectativa é fomentar e valorizar a produção da sericicultura paranaense, impulsionar o desenvolvimento econômico e social regional sustentável, dar visibilidade à qualidade da produção, movimentar novos negócios e disseminar a cultura da seda no Estado.

SEDA NO PARANÁ – O Paraná está consolidado como líder nacional na produção de casulo de bicho-da-seda, atividade exercida por pequenos produtores rurais que se dedicam à cultura como diversificação agrícola para geração de renda. O Paraná produz aproximadamente 86% da seda do Brasil, seguido por São Paulo (10%) e Mato Grosso (4%). A produção paranaense é exportada para países como França, Itália, Japão, Índia e China.

Em 2023 a sericicultura rendeu R$ 39,2 milhões, com a produção de 1,4 mil toneladas, de acordo com dados preliminares do Departamento de Economia Rural (Deral). O município de Nova Esperança, considerado capital nacional da seda, lidera a produção, com 138,8 toneladas de casulos produzidos em 277,6 hectares, que geraram um Valor Bruto da Produção (VBP) de R$ 4,1 milhões no ano passado.

Dos 399 municípios paranaenses, 153 atuam com a sericicultura. A atividade envolve cerca de 1,3 mil produtores no Estado.

EVENTO – O Encontro Estadual de Sericultura foi organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná), pela Prefeitura Municipal de Nova Esperança e pela Seab.

PRESENÇAS - Estiveram no evento o presidente do Conselho Regional de Emgenharia e Agronomia (Crea), Clodomir Ascari, o superintendente do órgão,  , o diretor técnico da Seab, Benno Doetzer, o chefe do Núcleo Regional da Seab em Maringá, Jucival Pereira de Sá, a gerente regional da Adapar, Ana Paula Moser, o gerente regional do IDR-Paraná, Pedro Cecere Filho, a gerente da Câmara Técnica de Sericicultura, Gianna Maria Cirio, o coordenador de Sericicultura do IDR-Paraná, José Francisco Lopes Junior, e a presidente da empresa Bratac, Renata Amano.

SICREDI - O secretário da Agricultura e os presidentes das empresas vinculadas também participaram, na noite de segunda-feira (22), em Maringá, do anúncio do Plano Safra 2024/25 por parte do Sicredi. Serão investidos R$ 66,5 bilhões. No último ciclo foram R$ 56,9 bilhões. O Sicredi é parceiro do Estado no Banco do Agricultor Paranaense e no Trator Solidário.