Ultrafreezers do IDR-Paraná podem receber vacinas da Pfizer contra a Covid-19 14/05/2021 - 11:30

O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-IAPAR-EMATER) manifestou interesse em contribuir com a campanha de vacinação contra a Covid-19 no Paraná.  A direção do Instituto colocou à disposição da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) três ultrafreezers para o armazenamento de vacinas da Pfizer. Os equipamentos mantêm a temperatura de -80º C, necessária para a conservação da vacina.

O diretor de Gestão de Negócios do IDR-Paraná, Altair Sebastião Dorigo, informou que os três ultrafreezers são de uso dos laboratórios de Microbiologia de Solos, Virologia e Biotecnologia. "Nós fizemos um remanejamento. Concentramos o material em outros freezers e liberamos esses equipamentos, tendo em vista a possibilidade de envio de vacinas da Pfizer para o interior do estado", informou. De acordo com Dorigo, os equipamentos são relativamente novos e estão em perfeitas condições de funcionamento. Além disso, ele acrescentou que o Instituto tem uma unidade geradora, o que evitaria problemas com possíveis quedas de energia. "É uma contribuição do IDR-Paraná para com a comunidade numa eventual necessidade", observou.

A diretoria do Instituto também colocou à disposição da Sesa o espaço do Centro de Treinamento, que no momento tem pouca atividade em decorrência da pandemia, para servir como ponto de vacinação.

De acordo com informações divulgadas pela SESA, as doses do segundo lote da vacina produzida pela Pfizer, em parceria com Comirnaty e BioNtec, serão destinadas a Curitiba, Londrina, Cascavel e Maringá. No total, são 67,8 mil doses a serem distribuídas para as quatro cidades.

As doses chegaram a Curitiba na segunda-feira (10) e ficarão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) até a distribuição, ainda sem data. O número de doses para cada cidade será divulgado nos próximos dias. A ideia é levar as doses paulatinamente até os municípios do interior, de acordo com a chegada, a partir do segundo semestre, das 100 milhões de doses adquiridas pelo governo federal. O secretário Beto Preto afirmou que a medida é uma forma de descentralizar a vacinação, dirigindo algumas doses para municípios referência das macrorregiões de Saúde. "Serão em quantidades menores, vamos verificar os freezers, mas sempre solicitando que eles sejam exclusivos para esse armazenamento", afirmou o secretário estadual de Saúde.

Os imunizantes da Pfizer necessitam de armazenamento específico em freezers de alta performance por médios e longos prazos, o que restringe a logística de distribuição às cidades com infraestrutura para recebê-los. Até o momento, foram cerca de 100 mil doses do imunizante da Pfizer recebidas pelo Paraná. O intervalo de aplicação é de doze semanas. As vacinas da Pfizer integram a 18ª remessa enviada ao Estado pelo Ministério da Saúde, que também conta com 242 mil doses da Covishield, da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, e 57,8 mil doses da CoronaVac, da Sinovac/Instituto Butantan. Todas as doses já chegaram ao Estado e serão distribuídas às Regionais nos próximos dias.

Reportagem: Roberto Monteiro