Cultivares Desenvolvidas
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR – EMATER (IDR-Paraná), exerce papel de destaque na geração de novas cultivares de plantas. São mais de 220 cultivares desenvolvidas e registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O Instituto destaca-se no cenário nacional como uma das instituições que mais desenvolveu cultivares, para a agricultura paranaense e brasileira.
Desde 1972, o IDR-Paraná, com pesquisadores altamente qualificados, tem desenvolvido cultivares com características agronômicas, comerciais, nutricionais e tecnológicas superiores de mais de 30 espécies de plantas anuais e perenes. Muitas dessas cultivares foram adotadas por muitos agricultores paranaenses e brasileiros devido a essas características superiores. Destacando, entre elas, cultivares de: feijão, trigo, milho, aveia, café, maçã, ameixa, citros, nabo forrageiro, guandu, mandioca, dentre outras.
As cultivares melhoradas são, sem dúvida, uma das tecnologias mais importantes geradas pelo IDR-Paraná , pois são facilmente transferidas e adotadas pelos agricultores e incorporadas em diferentes sistemas de produção, tornando-se em inovações que contribuem para o desenvolvimento das cadeias produtivas de importância social e econômica para o Estado e para o país.
A Área de Melhoramento Genético e de Propagação Vegetal possui uma estrutura de apoio composta por um Banco de Recursos Genéticos contendo 143 espécies vegetais e mais de 25.000 acessos, além de cinco laboratórios: biotecnologia, cultura de tecidos, recursos genéticos, tecnologia de sementes, do café, e três unidades de beneficiamento de sementes (UBS).