Programa Recursos Naturais
O programa de pesquisa em Recursos Naturais - PRN tem por objetivo a busca do conhecimento científico sobre manejo e conservação do solo e água e também a realização de levantamentos de potencialidades e oportunidades para o uso sustentável destes recursos naturais do Estado do Paraná. Para tanto, realiza levantamentos e diagnósticos de potencialidades de uso sustentável e desenvolve e avalia tecnologias através de um conjunto de ações programáticas de pesquisa e transferência de conhecimentos que possam subsidiar a proposição e a implementação de políticas públicas que orientem os agricultores e técnicos para a prática de sistemas integrados de produção agropecuária com foco na conservação dos solos e água, assim como para a recuperação das terras degradadas. Deste modo o PRN espera contribuir modo com a mitigação dos decorrentes problemas socioeconômicos e ambientais causados pelo comprometimento dos recursos naturais, solo e água, no meio rural brasileiro.
O Programa Recursos Naturais – PRN do IAPAR busca, conhecer, levantar e prospectar potencialidades e oportunidades de uso sustentável dos recursos naturais no Estado do Paraná. Para tanto, avalia e desenvolve técnicas para o uso e preservação destes recursos em áreas agrícolas, explorando suas potencialidades econômicas, mas de maneira sustentável.
Neste foco, o programa trabalha com o uso, manejo e conservação do solo e da água, tais como o desenvolvimento de sistemas de cultivo conservacionistas (Plantio direto) e também com controle de erosão através de modelagem, com o uso e manejo de fontes alternativas de insumos tais como a biodiversidade de plantas e de organismos do solo, biotecnologias aplicadas a plantas e à microrganismos visando eficiência no cultivo, com o uso e manejo de resíduos agroindustriais visando sua destinação final de forma eficiente e não poluidora, com o desenvolvimento de equipamentos, máquinas e instalações para uso, manejo e aproveitamento de recursos naturais e resíduos agroindustriais. Além disso, o Programa de Solos e Água-PSA também trabalha com a caracterização do clima e bioclima, visando o zoneamento agropecuário e a previsão de safras.
Dentre as grandes contribuições do PRN para a agricultura paranaense se destacam os projetos de pesquisa relacionados ao manejo e proteção do solo e da água, inicialmente desenvolvidos para o controle da erosão do solo, que atingiu o Paraná na década de 80, e que depois derivaram para o desenvolvimento das bases científicas para o Plantio Direto, como uma das premissas mais importantes e básicas para a agricultura sustentável no estado. O PRN tem como linha de pesquisa prioritária projetos que trabalhem a conservação do solo e da água, a adoção do plantio direto de qualidade, o uso de culturas de cobertura e adubos verdes para a melhoria da fertilidade do solo, controle da erosão e dos custos de produção, minimizando o surgimento de invasoras e ataques de pragas e doenças, promovendo maior biodiversidade e maior equilíbrio ambiental. Tradicionalmente o IAPAR contribui ativamente de programas de governo estaduais de manejo e conservação do solo, como atualmente o PROSOLO e a REDEAGRO de Pesquisa, cujas atividades são desenvolvidas no PRN. O Projeto de Monitoramento da Erosão do Solo no Paraná, que tem o objetivo de estabelecer as bases regionais de parâmetros para o manejo conservacionista do solo e redução da erosão é mais uma importante ação de pesquisa em rede estadual que esta sendo desenvolvida no PRN.
- Dinâmica e interações do carbono no solo em sistema de produção integrado lavoura, pecuária e floresta
- Gerente: Josiane Burkner dos Santos
- Fertilizantes revestidos: avaliação na dinâmica dos nutrientes no solo e a nutrição das plantas
- Gerente: Luciano Grillo Gil
- Monitoramento hidrossedimentológico em bacia de primeira ordem no Oeste do Paraná - Mesorregião 6
- Gerente: Graziela Moraes De Cesare Barbosa
- Projeto Microbacia: Monitoramento da qualidade do solo e da água / IBITIBA PA-2
- Gerente: Graziela Moraes De Cesare Barbosa
- Recomendação de utilização dos dejetos de suínos e cama de aviário em solos agrícolas do Paraná
- Gerente: Graziela Moraes De Cesare Barbosa
- Acidez nos solos do Paraná: calibração nos sistemas produtivos atuais e sua interação com os atributos do solo
- Gerente: Luciano Grillo Gil
- Climatologia do Paraná: tendências e novos produtos após 40 anos de registros.
- Gerente: Heverly Morais
- Coleção de espécies e manutenção de banco de inóculo de fungos micorrízicos arbusculares.
- Gerente: Arnaldo Colozzi Filho
- 646 - Dispositivo eletrônico portátil para medição do perfil do solo (Perfilografo)
- Gerente: Andre Luiz Johann
- Diversidade e atividade microbiana como indicadora da qualidade do solo em áreas de mata ciliar na Bacia Higrográfica do Parana 3
- Gerente: Arnaldo Colozzi Filho
- Efeitos das práticas mecânicas em sistema plantio direto através da produção de sedimentos, utilizando o modelo AGNPS em microbacias hidrográficas.
- Gerente: Adriano Rausch Souto
- Efeitos de longo prazo de sistemas de manejo do solo e de plantas de cobertura de inverno em rotação com soja e milho.
- Gerente: Lutecia Beatriz Dos Santos Canalli
- Estudo da mobilização do solo promovida por haste sulcadora no sistema plantio direto.
- Gerente: Andre Luiz Johann
- Limites críticos de permeabilidade hidráulica e ao ar de solos do Paraná obtidos por meio de funções de pedotransferência.
- Gerente: Cezar Francisco Araujo Junior
- Monitoramento agroclimático do Estado do Paraná.
- Gerente: Pablo Ricardo Nitsche
- Monitoramento Agrometeorológico da região Oeste do Paraná (Proj. IBITIBA)
- Gerente: Pablo Ricardo Nitsche
- Monitoramento da atividade microbiana e populações de fungos micorrízicos arbusculares em megaparcelas sob plantio direto, com e sem terraceamento.
- Gerente: Arnaldo Colozzi Filho
- Produtos agrometeorológicos: monitoramento e divulgação
- Gerente: Heverly Morais
- PronaSolos Paraná - levantamento detalhado de solos e vegetação no Paraná - Módulo 1
- Gerente: Graziela Moraes De Cesare Barbosa
- Validação do IQP2 em propriedades (Proj. IBITIBA)
- Gerente: Graziela Moraes De Cesare Barbosa
Resultados importantes de pesquisa tem sido obtido em relação ao uso de resíduos da criação de suínos e aves na agricultura, orientando os agricultores na utilização correta destes resíduos, promovendo redução da poluição ambiental e reduzindo os custos da atividade pela substituição de insumos pelos resíduos. Para o cálculo da dose a ser aplicada, também foi desenvolvido um software que fornece os índices de aplicação de acordo com o tipo de solo, calcula a quantidade de nutrientes e estima se há necessidade de complementar os tratos culturais com os adubos comerciais. Todas as informações fornecidas levam em consideração os dados de profundidade e declive do solo e também a distância da área dos cursos d´água. Esta tecnologia pode auxiliar no uso racional do chorume pelos agricultores.
Também na linha de redução no uso de insumos, o PRN tem trabalhado projetos relacionados a utilização de microrganismos fixadores de N, promotores de crescimento e da absorção de nutrientes pelas plantas, com o objetivo de redução de custos de produção e de poluição ambiental causada pelo uso excessivo de fertilizantes. Estirpes de rizóbio eficientes para o feijoeiro foram isolados e hoje são recomendados para a inoculação. Dados de pesquisa mostram a contribuição do azospirillum, co-inoculados ou não, para o desenvolvimento de gramíneas. Também ou fungos micorrízicos, através do manejo do sistema de produção podem contribuir com o desenvolvimento das plantas e promover a redução na utilização de fertilizantes. Como prestação de serviços à comunidade são realizados análises de controle de qualidade de inoculantes para a soja, feijoeiro e inoculantes turfosos para várias leguminosas.
O PRN também estuda as relações entre os elementos climáticos com o solo e os seres vivos e avalia os fenômenos climáticos que influenciam a produtividade agrícola. A previsão dos rendimentos agrícolas e, portanto, das safras, com base nas condições meteorológicas, é um outro aspecto importante dos estudos agroclimáticos. Um importante resultado de pesquisa foi o recente desenvolvimento do aplicativo Iapar Clima, que concentra todas as informações estratégicas de 70 estações do Iapar e do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) e apóia as decisões do agricultor sobre o manejo do solo e culturas a ser feito. Através do aplicativo o agricultor obtem informações meteorológicas que o orientam nas tomadas de decisão por parte dos agricultores, dos níveis de precipitação, temperatura e umidade à previsão do tempo. A ferramenta também disponibiliza estudos sobre a quantidade de água no solo, essencial para culturas que necessitam de irrigação, e um mapa de evapotranspiração que estabelece a diferença entre a entrada e saída de água. Esse panorama de déficit ou excesso antevê perdas de produtividade.